Fala Criança e Adolescente delegado!!!

Renata,14 anos que participa da Fundação Xuxa Meneghel, em Pedra de Guaratiba na Zona Oeste do Rio, acredita que a participação tem duplo sentido. Pode ser ativa ou não. “A participação ativa eu acho ótimo, pois, podemos participar de fato. E a participação inativa corremos o risco de sermos tratados feito fantoches”, diz Renata.
Em relação ao adolescente ter voz, ela acredita que o adolescente tem sim o que dizer e precisa de espaços: “isso fica evidente quando temos um lugar onde podemos atuar sem sermos tratados como fantoche e onde nos escutam”, complementa Renata.

Para o David, 16 anos também morador da Zona Oeste do Rio, a participação é importante, pois, somos protagonistas de nós mesmos e ninguém melhor para falar sobre nós.
Em relação aos adultos terem mais espaço de fala do que o adolescente, ele diz: “Sim, os adultos têm sim mais espaço do que os adolescentes, pois, nem todas as instituições públicas possibilitam que os adolescente tenham voz”.

Wharley, 16 anos, da Zona Oeste do Rio, diz que em sua opinião o adulto tem sim mais espaço que o adolescente: “Logicamente vê-se na própria conferência, apesar do espaço conquistado por crianças e adolescentes, que os adultos ainda são em grande maioria. Só nós, crianças e adolescentes, sabemos do que mais necessitamos”. Pergunto se ele está pronto, preparado para a conferencia; “Sim estou! Mais que preparado para lutar pelos direitos de todas as crianças e adolescente” Diz ele.


Postagem da Equipe do Blog.

Um comentário:

  1. Gostei que a entrevista que foi feita foi publicada ato este que só reforça a síntese que no jovens e adolescentes temos voz ativa sim pena que não é uma coisa que se é garantida, porque foi como eu disse 'Não é em toda instituição publica que nós temos voz ativa' pelo simples fato de sermos menores e pouca experiencia de vida mas isso não que dizer que nós não sabemos lutar pelos nossos direitos e acredito que cada um adolescente delegado nesta nacional inclusive eu vai lutar não só pelo direito próprio de pelo coletivo em sua base é nosso país !

    ResponderExcluir