8°Conferência Estadual debate Direitos da Criança e do Adolescente


Por Vivian dos Santos 

 
Teve início hoje, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, às 07h30 a 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema: Mobilizando, implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, no Estado, no Distrito Federal e nos Municípios”.

Compuseram a mesa na abertura oficial do evento o Deputado Junior Mochi, Marlene Veiga Espósito, presidente do CEDCA e coordenadora da 8º Concriança; Álvaro Cardoso de Ávila, diretor da SETAS; Hudson Shiguer, coordenador da promotoria estadual; Nilva Santos, secretária de assistência social; Eugênio Luis Damião, defensor público; Roberto Ferreira Filho, juiz da Vara da Infância e Juventude; Thelma Alves de Oliveira, representante da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e Joelson Aparecido dos Santos Representante dos Adolescentes
Em seguida as pessoas puderam acompanhar a apresentação do grupo de dança Expressão do Corpo, composto por crianças e adolescentes da Ampare, instituição sem fins lucrativos que trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Também foi apresentado o Grupo de EduComunicação formado por adolescentes das Instituições, MSMT Casa Dom Bosco e Ampare, que neste evento farão a cobertura educomunicativa, trazendo entrevistas e informações referentes à Conferência.

A Conferência é um espaço de construção democrática, onde a participação e o protagonismo de crianças e adolescentes representam um objetivo a ser alcançado. Segundo a acadêmica de Serviço Social, Thalita Correia Soares, participante do evento, “a conferência é uma divulgação de idéias a ser discutida”. 
 
Segundo o Conselheiro do CEDCA, Coronel Hilton Villassanti Romero, eventos como a Conferência Estadual são essenciais para garantir os direitos básicos das crianças e jovens. “São em eventos deste porte que será consolidada a política de defesa e direitos das crianças e adolescentes através de fórum de debates e idéias que visam melhorar a política de proteção à criança e ao adolescente, consolidando a política, afirmando e demonstrando claramente para a sociedade, que ao participar, discutir e se envolver com a temática, a política de direitos se fortalece”, afirma.

Durante os dois dias de evento serão estabelecido as diretrizes da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes onde serão discutidos os seguintes eixos temáticos:
  1. Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente;
  2. Proteção e defesa dos Direitos;
  3. Protagonismo e participação de crianças e adolescentes;
  4. Controle social da efetivação dos direitos;
  5. Gestão da política Nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário