Palestra Magna conta com presença de adolescentes

Por Magdiel Teles

Logo após a abertura da Conferência, foi realizada a Palestra Magna, com o tema “A Doutrina da Proteção Integral à Criança e ao Adolescente”, com a presença do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lélio Bentes Corrêa, e os adolescentes delegados Carlos Vinícius e Ágatha da Silva Sales.

Durante o pronunciamento do delegado adolescente Carlos Vinícius, alguns tópicos foram colocados como essenciais, um deles foi a segurança. O delegado apóia o sistema preventivo de Dom Bosco, que diz que “é melhor prevenir que remediar”. Uma das maneiras de prevenir é empregando o adolescente para que ele não venha furtar o que quer e o que precisa.

Outro tópico colocado por Carlos Vinícius foi o esporte: “Esporte não é apenas futebol para os meninos e queimada para as meninas. Não sou contra o governo gastar milhões na copa do mundo, porém ele investe tanto dinheiro na copa, mas esquece das outras áreas do esporte”.

Carlos também afirma que a educação é essencial para a criança e o adolescente, mas diz que as escolas públicas estão em péssimas condições, sem professores e falta incentivo ao esporte. Isso porque o ambiente escolar não oferece um bom espaço para a prática.

O delegado adolescente também falou sobre a importância da alimentação: “No DF, falta atenção para alimentação de crianças e adolescentes. Só temos a garantia do básico: arroz e feijão”, disse.

Na área da saúde, Carlos reclamou do mau atendimento nos hospitais, principalmente para crianças e adolescentes, que pela Constituição e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, tem garantido o direito da prioridade absoluta. “O governo não dá atenção à criança e ao adolescente por que eles não votam, e, não votando, não são alvos dos projetos. Além de não dar atenção voluntariamente, quando procuramos proteger os nossos direitos eles nos ignoram”.

Ágatha da Silva Sales, adolescente delegada, que também participou da mesa, concorda com Carlos, e afirma: “Comecem a mudar o DF para mudar o Brasil”. 
Ela diz que se o governo investisse em saneamento básico, talvez não precisasse de tantos investimentos em saúde, pois a maior causa dos hospitais estarem lotados é a carência nessa área.


"Comecem a mudar o DF para mudar o Brasil" diz Ágatha.
Foto: Magdiel Teles.

Ágatha lembrou que todos os profissionais precisaram de um professor até se formar, e citou a frase de um livro que diz: “Os professores são os heróis anônimos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário