Participação dos Adolescentes é tema de mesa na Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão

Jovem, Enilson Ribeiro fala durante o painel sobre Participação de Adolescentes



Por Miguel Jordan e Beatriz Nunes, adolescentes integrantes da cobertura educomunicativa

A manhã do segundo dia da 9ª Conferência Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Maranhão iniciou com o debate sobre o protagonismo e os direitos à participação dos adolescentes. Durante o painel “A participação de adolescentes”, apresentado pelo jovem Enilson Ribeiro, foram abordados temas como protagonismo juvenil e as relações que as organizações estabelecem com eles. Em seu depoimento, Enilson falou da importância da participação de adolescentes nos espaços para construírem, avaliarem e monitorarem as políticas públicas voltadas para os mesmos.

Enilson destacou também que, às vezes os adultos dificultam a participação dos jovens, a exemplo das conferências de políticas públicas que até pouco tempo não contavam com a participação de adolescentes como delegados. “Os adultos dificultam essa participação achando que os jovens querem tomar suas vagas, mas não é isso, pois o jovem quer apenas somar para fortalecer as políticas públicas; para que elas sejam de fato executadas”, apontou.

Ao mesmo tempo, Enilson destacou algumas dificuldades vivenciadas pelos adolescentes. Entre elas, destacou a ausência de estrutura de apoio para garantir a presença dos jovens nos diferentes espaços. “Não dá pra fazer reuniões com esses jovens se não tem lanche pra oferecer, não tem passagem pra eles se deslocarem, etc.”

O painel contou também com o depoimento do jovem Luis Henrique, integrante do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes do município de Açailândia que falou sobre os espaços de participação na área da infância no seu município. Açailândia é o primeiro Conselho de Direitos do país a contar com conselheiros adolescentes. Luís Henrique falou que se sente muito orgulhoso por ver a força jovem presente na conferência e que espera que estes espaços se ampliem.

O final do painel contou com o depoimento da jovem Silvana Marcela, integrante do comitê juvenil de Chapadinha. Silvana falou que a participação de jovens, nesses eventos, são um meio de adquirir conhecimento e experiência.

Durante o período da tarde, houve o debate nos grupos de trabalho relacionados com os cinco eixos de debate da conferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário