VIRAÇÃO

Mudança, Atitude e Ousadia Jovem! 




HISTÓRIA

Dizia o pintor Pablo Picasso que o difícil era o primeiro ponto. Um ponto, um desenho, uma obra de arte. No caso da Viração: uma palavra, uma página, uma revista. Tudo começou por aqui, por um projeto social impresso. Uma proposta de revista feita para, com e a partir de adolescentes e jovens de todo o Brasil, e não apenas do eixo Rio-São Paulo. E essas primeiras palavras encarnadas no projeto ganharam vida em março de 2003 a partir do slogan: mudança, atitude e ousadia jovem. Outro Paulo, desta vez brasileiro, dizia que “primeiro a gente faz, depois dá o nome”. Sim, Paulo Freire, uma das  nossas fontes de inspiração, tinha razão. Fomos fazendo, sem saber ao certo onde chegar. Viração nasceu como uma iniciativa pessoal e, aos poucos e logo logo, foi se tornando obra coletiva. Primeiro, como revista, com o apoio jurídico dos Missionários Combonianos e da Associação de Apoio às Meninas e Meninos da Região Sé.

Depois, o projeto foi crescendo, várias organizações foram pedindo para a gente ir irradiando nosso jeito de fazer educomunicação em outras paradas: consórcio social da juventude, escolas, ONGs, Igrejas, secretarias de governos e ministérios.

Os “Virajovens” foram se espalhando como “Maria-Sem-Vergonha” num jardim. Nesse processo, sempre acreditamos na força do “colaborativo” e do “cooperativo”. Por isso, fomos tecendo parcerias com outras organizações que também assumiam a causa de uma comunicação livre.

No estado de Pernambuco, o Auçuba (educação e comunicação) é a ong que tem parceria oficial e com a vira. hoje os jovem dos Blog Juventude Conectada Aos Direitos, que são do aucuba , são ViraJovens que contribuem e colaboram para a viração. 

Saiba mais http://www.viracao.org/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário